O que é Terapeuta e como Ele pode te Ajudar?

Afinal, o que é Terapeuta? O que faz esse profissional, e como ele pode ser útil na sua vida?

Neste artigo vamos entender em detalhes o que é Terapeuta, quais os tipos de Terapeutas e terapias existentes, e qual a diferença entre Psicólogo e Terapeuta.

Existe diferença? Sim, existe.

Apesar de serem termos usados, muitas vezes, em referência ao mesmo profissional, são duas categorias com trabalhos similares, mas, em certos pontos, completamente diferentes – começando pela formação acadêmica de cada profissional.

Vamos entender por partes…

 

O que é Terapeuta? E Psicólogo? Existe diferença?


 

Terapeuta e Psicólogo são profissionais com atividades similares na área da saúde, mas com graus de formação e competência diferentes.

Ambos trabalham ajudando pessoas a superarem dificuldades emocionais, de acordo com sua especialidade, proporcionando mais alegria e qualidade de vida.

Terapeutas são profissionais formados em uma ou mais áreas de assistência à saúde humana, como por exemplo: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição; podendo também não ser um profissional da saúde.

Em alguns casos, os Terapeutas não fazem formação em nível superior, mas se especializam em técnica terapêutica, como, por exemplo, os Terapeutas Holísticos.

Por outro lado, os Psicólogos são profissionais formados em Psicologia, e quando trabalham com psicoterapia, também são chamados de Terapeutas, ou Psicoterapeutas.

Psicólogos e Terapeutas atuam conforme suas especialidades, sempre buscando reestabelecer a qualidade de vida do cliente, através do equilíbrio emocional.

 

O que é Terapeuta: Tipos de Terapias


 

Além de entender o que é Terapeuta, também é importante entender os diversos tipos de terapias existentes. Só no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece 29 práticas terapêuticas.

Entre elas estão: Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Homeopatia, Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Quiropraxia, Reiki, Terapia de Florais, Yoga, etc.

Junto à essas terapias específicas, também temos as práticas terapêuticas por categoria de atendimento. Entre elas:

 

  • Psicoterapia para problemas como ansiedade, depressão, estresse;
  • Terapia para desenvolvimento infantil;
  • Terapia para relacionamentos;
  • Terapia para autoestima;
  • Psicoterapia para recuperação de traumas;
  • Terapia para orientação vocacional;
  • Etc.

 

Independente do seu problema emocional, há uma terapia que será perfeita para você, e que te dará ferramentas para melhorar a sua qualidade de vida!

 

O que é Terapeuta? Quando procurar?


 

Todas as pessoas deveriam fazer terapia em algum momento de suas vidas. Diferente do que se pensa, terapia não é para gente “doida” na verdade, pode prevenir que você enlouqueça! 🙂

A terapia ajuda a reequilibrar sua saúde e melhorar sua qualidade de vida, modificando padrões comportamentais e de pensamento, te dando poder para realizar mudanças necessárias, e te ensinando a lidar melhor com os acontecimentos da vida.

É realmente um processo de transformação pessoal!

Se você está enfrentando problemas e desconfortos emocionais e/ou físicos, ou quer transformar sua vida para melhor, encontre a terapia mais indicada para você.

Se o seu problema é na vida amorosa, então entre em contato comigo para saber mais sobre a minha terapia, e como posso te ajudar a ter melhores relacionamentos.

 

Saiba mais sobre a Terapia para Relacionamentos

Email: contato@autoridadefeminina.com.br