Fala, artesã! Tudo bom?

Parece que está cada vez mais difícil conseguir vender artesanato e aumentar seu faturamento mensal né? Parece que todo mundo consegue vender, menos você – e isso acaba te desestimulando. Te entendo!

Pensando nisso, hoje passei para conversar contigo sobre como vender artesanato na internet. Se esse assunto te interessa, então continua comigo porque falaremos sobre técnicas de vendas para artesanato que realmente funcionam na prática.

Nada dessa coisa de “eu acho que se você fizer isso funciona…”. Não! Vou te explicar os melhores métodos disponíveis atualmente para você utilizar a internet a seu favor e vender muito – sem sair de casa!

Maravilha, não? Então segue as dicas…

 

Porque usar a internet para vender artesanato?


 

Vamos dar uma olhada nos dados a seguir:

Em 2014 a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostrou que mais da metade dos brasileiros passou a ter acesso à internet. Eram 36,8 milhões de casas conectadas à internet! Isso significa 95,4 milhões de brasileiros com acesso à internet!

Você consegue imaginar o quanto esse número aumentou de 2014 para cá? Dá para ter noção de como você está perdendo dinheiro por não investir na internet (ou por estar investindo errado)?

E digo mais: o maior índice de uso da internet foi identificado em famílias com renda per capita de mais de cinco salários mínimos!

Sabe o que isso significa, minha cara artesã? Que estas pessoas têm condições de investir dinheiro em compras pela internet.

O ramo do artesanato é amplo e pode facilmente agradar a qualquer tipo de pessoa, em qualquer idade. E dependendo do tipo de artesanato com que você trabalha, vendê-lo pode ser ainda mais simples.

Percebe como definitivamente você precisa recuperar o tempo perdido e começar a usar a internet a seu favor para vender mais e ter mais lucro com seu artesanato?

Então bora logo aprender como fazer isso! \o/

 

As melhores opções para vender artesanato na internet


 

Quando o assunto é ambiente virtual, as opções são as mais diversas possíveis. Em se tratando de vendas, o ideal é você montar sua loja virtual, site, ou blog (falaremos de redes sociais mais à frente).

Um imenso número de pessoas visita o Google constantemente em busca de soluções e produtos. Se você não está presente nos resultados das pesquisas, como espera ser encontrado?

Portanto, a dica é: Apresente-se online!

Aqui você tem três opções:


  • Pode escolher usar Marketplaces (portais de artesanato, sites específicos, e classificados);
  • Pode escolher montar sua loja/site/blog pessoal;
  • Pode usar as duas alternativas acima.


Vou te explicar melhor…

Existem portais de artesanato que são feitos exclusivamente para vender os produtos de vários artesãos. São sites específicos apenas para artesanato, onde você pode criar sua loja dentro do site.

Um exemplo é o famoso Elo7, bem como Br Artesanato, e o Solidarium.

Resumidamente: é como se você comprasse um ponto comercial em um shopping; você ganha um espaço para anunciar seus próprios produtos.

Sites classificados, como: Olx, QueBarato, Mercado Livre, Olist, Ebay, e outros, também são opções que permitem que você cadastre seus produtos e exponha para os visitantes, com a diferença de não serem exclusivamente voltados ao artesanato.

Por fim, você pode criar sua própria loja/site/blog para divulgar seus produtos, com a vantagem de poder deixar tudo personalizado com a sua “cara”.

E claro: nada te impede de unir todas as estratégias acima, utilizando todos os canais possíveis de venda – no fim deste artigo te dou minha sugestão. 😀

 

Prós e Contras das opções para vender artesanato online


 

Como nem tudo são flores, vamos dar uma analisada nos prós e contras das opções que te apresentei acima, assim você pode entender qual opção se encaixa melhor ao seu perfil atual.

 

Marketplaces

 

Conforme comentei acima, os marketplaces são grandes sites que recebem muito tráfego de internautas, e que permitem que você tenha um espaço reservado para cadastrar seus produtos e vender.

Podem ser específicos ou gerais.

Os específicos, como: Elo7, Br Artesanato, e o Solidarium são, de certa forma, mais adequados por atraírem tráfego qualificado (ou seja: pessoas interessadas em artesanato).

Por outro lado, os gerais, como: Olx, QueBarato, Mercado Livre, Olist, Ebay, e outros, também oferecem suas vantagens.

O lado ruim é que o espaço que você recebe é mais como um perfil e não necessariamente uma loja. Ou seja: você não pode personalizar como quiser. Logo, todas as “lojas” são iguais, não te permitindo ter um diferencial atrativo.

O Elo7 é atualmente o maior site de compra e venda de artesanato no Brasil, sendo uma excelente opção para quem está começando. É gratuito, mas cobra uma comissão de 12{d5611d2ffb23d3861478a428b6773a495d3fb3fd8cf97593b472e6640fa5e306} sobre cada produto que você vender.

No Elo7 você tem algumas pequenas opções para customizar sua lojinha, e pode receber pagamentos por cartão de crédito, boleto, ou via Moip (e o valor pode ser depositado direto na sua conta corrente).

O Mercado Livre possui mais de 95 milhões de usuários cadastrados, sendo uma excelente opção para você vender seu artesanato na internet. É gratuito, e também funciona com comissão sobre o que você vende (que gira em torno de 10{d5611d2ffb23d3861478a428b6773a495d3fb3fd8cf97593b472e6640fa5e306} a 16{d5611d2ffb23d3861478a428b6773a495d3fb3fd8cf97593b472e6640fa5e306}).

 

Loja/Site/Blog pessoal

 

Ter seu próprio e-commerce (sua loja online) é, sem dúvidas, a maneira mais profissional para vender artesanato.

Porém, se por um lado oferece a vantagem de não precisar pagar comissão para vender seus produtos, por outro você precisa gastar com o pagamento anual do domínio (nomedoseusite.com.br – que fica em torno de 45,00 R$), e mensal da hospedagem (que você pode encontrar por até 22,00 R$ na Hostgator).

Também haverá gastos com empresas responsáveis pelo pagamento dos produtos, para que tudo ocorra com segurança (que pode ser feito com o PagSeguro).

Você também pode usar plataformas de e-commerce, onde terá todos esses gastos integrados ao sistema (ou seja: o site já te entrega tudo prontinho, com todas as ferramentas necessárias para que você gerencie sua loja personalizada).

Exemplos de sites para construir sua loja são: Loja Integrada, e XTech Commerce. Existe também a Ez Commerce e Vtex, mas são mais caras.

Não recomendaria a UOL Host, Locaweb, e WIX, pois apesar de serem grandes empresas, o foco delas não é e-commerce – e isso pode acabar trazendo prejuízos.

Se optar por criar seu próprio site, indico o WordPress.

Vale à pena? Com certeza!

Todo negócio precisa de investimento, e convenhamos que este investimento é mínimo diante do retorno que pode te trazer.

Em um mundo repleto de informações e concorrentes, é preciso saber se destacar! Pense nisso! =)

 

Redes Sociais para Vender Artesanato na Internet


 

Por fim, temos as indispensáveis redes sociais, famosas por fazerem parte do nosso dia a dia – e que, obviamente, você precisa fazer parte.

Minha sugestão é que você esteja presente – obrigatoriamente – no:


  • Facebook;
  • Instagram;
  • Pinterest.


O Facebook te permite criar uma página profissional para publicar conteúdo e divulgar seu trabalho. Também te permite interagir com grupos específicos de pessoas interessadas em artesanato, e divulgar seu trabalho por lá. É praticamente obrigatório ter sua página!

Instagram e Pinterest são focadas no compartilhamento de imagens. O Instagram te permite compartilhar seu trabalho, anunciar, interagir com pessoas interessadas… E o Pinterest também permite que você exponha imagens do seu trabalho, monte álbuns, e seja mais facilmente encontrada por quem busca pelo tema.

O YouTube é utilizado como estratégia essencial para divulgação de conteúdo atualmente. Você pode gravar vídeos do seu trabalho, ensinar técnicas, dar dicas, e mostrar a qualidade do que tem a oferecer.

Minha opinião…

O que te aconselho a fazer? Bom, a depender do valor que pretende investir, eu indicaria o seguinte:


  • Crie uma conta pelo menos no Instagram, para começar;
  • Crie uma conta no Elo7 e Mercado Livre;
  • Crie um site onde possa ter seus produtos expostos, e dentro desse site tenha um link para seu blog pessoal, onde você possa compartilhar artigos com dicas (e consequentemente vender).


Ao passo em que ajuda a expor seus produtos no Elo7 e Mercado Livre, você pode pagar para algum programador te ajudar com o site/blog, ou mesmo aprender a criar na plataforma WordPress (que não é coisa de outro mundo).

Seu site terá um espaço mais formal, onde você apresentará os produtos, com imagens, preços, tudo certinho, e apresentará no menu uma opção chamada blog, onde as pessoas podem encontrar artigos com conteúdo.

O blog vai te ajudar a aparecer nos resultados do Google com mais facilidade, ao mesmo tempo em que te ajuda a vender através dos próprios artigos – que, por sinal, deverão ser divulgados nas redes sociais escolhidas.

Para entender melhor como o blog pode te ajudar nesse processo, acompanhe o artigo: Como vender artesanato usando blog: Estratégias infalíveis!

As opções são diversas! Cabe a você fazer sua escolha de acordo com seu orçamento, e colocar a mão na massa!

Aproveita e comenta que opções chamaram mais a sua atenção.

Abraço.

 


Artigo escrito para o site: Estúdio Artesanato.